Paixão

São as nossas paixões que nos irritam contra as dos outros; é o nosso próprio interesse que nos leva a odiar os maus; se estes não nos fizessem nenhum mal, sentiríamos por eles mais piedade que ódio. O mal que os maus nos fazem leva-nos a esquecer o mal que se fazem a si mesmos. Perdoar-Ihes-íamos com mais facilidade os seus vícios se pudéssemos saber quanto os seus próprios corações os castigam. Sentimos a ofensa e não vemos o castigo; as vantagens são aparentes, o sofrimento é interior. Aquele que crê gozar do fruto dos seus vícios não se sente menos atormentado do que se o não tivesse conseguido; o objecto muda mas a inquietação é a mesma; por mais que evidenciem a sua fortuna e escondam o seu coração, o seu comportamento demostra-o, mesmo sem que o queiram: mas, para nos apercebermos disso, é preciso que não tenhamos um coração semelhante.
As paixões que nos dividem seduzem-nos; as que chocam os nossos interesses revoltam-nos, e, por uma inconsequência que nos vem delas, criticamos nos outros o que desejaríamos imitar. A aversão e a ilusão são inevitáveis, quando somos obrigados a suportar, por parte de outrém, o mal que faríamos se estivéssemos no lugar dessa pessoa. Então, que seria preciso para bem observar os homens? Um grande interesse em conhecê-Ios, uma grande imparcialidade ao julgá-los, um coração bastante sensível para conceber todas as paixões humanas e suficientemente calmo para não as experimentar.
Jean-Jacques Rousseau, in 'Emílio'
2 Comments:
At 02 março, 2007 01:09,
Anónimo said…
Looking for information and found it at this great site... car wax on the market War cabinet discussions 1940 Vitamin and mineral list cheap calling plan Cash casino craps earn free 20 Scholarship for political science majors Hummer garden tenuate 100 equatible life assurance in london Free roulette wheel Eyeglasses titanium george gene Castaways swimwear How+to+view+deleted+internet+files no faxing loans no fax Diet on celexa online education chair fabric
At 26 abril, 2007 01:56,
Anónimo said…
Best regards from NY! » »
Enviar um comentário
<< Home